Pessoa em pé diante de várias portas brancas.

Ironicamente, você pode levar meses procurando um emprego, preenche muitas planilhas, faz algumas entrevistas e, de repente, duas ofertas de trabalho acabam saindo ao mesmo tempo. Esta é uma excelente situação, claro, e você precisa tirar o máximo de proveito dessa oportunidade.

Então, como se decidir entre as duas propostas? Qual o melhor emprego? E qual o melhor salário?

Você até pode escolher a proposta que tenha o melhor salários, mas existem outros fatores que devem ser considerados. Afinal, estamos falando de futuro profissional e felicidade no trabalho.

Desenvolvimento de carreira

Quais são suas perspectivas de carreira a longo prazo em cada uma das empresas? É muito importante ser estratégico ao decidir entre as duas oportunidades e considerar como o cargo afetará o seu crescimento profissional e desenvolvimento de novas habilidades.

Você não quer acabar em uma situação onde, apesar de receber um bom salário, está preso em um emprego sem perspectivas, não é mesmo? O que você quer é um trabalho que o ajudará a alcançar seus objetivos de carreira a médio e longo prazo.

Leia também: como lidar com o nervosismo em uma entrevista?

Cultura da empresa

Gaste um tempo descobrindo o máximo que conseguir sobre as empresas envolvidas. Considere a reputação dos empregadores, bem como se os princípios e ambições da companhia coincidem com os seus. O negócio de atuação da empresa coindiz com os seus ideais de carreira? Você está disposto a investir seu tempo e seu talento naquele ramo?

Converse com os seus colegas de tabalho e gestores, atuais e anteriores, para ter uma ideia da cultura da empresa e do ambiente de trabalho. Considere como você se sentiu em suas entrevistas e pense em qual lugar você se sentiria mais confortável. Além disso, observe sua conexão com os recrutadores e entrevistadores. A cultura da empresa é muito importante ao escolher o emprego. Ao contrário de seu salário, isso não pode ser negociado.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Claro, o tão buscado equilíbrio entre o lado profisssional e pessoal deve ser colocado nos primeiros lugares durante uma possível mudança em sua carreira. Considere o que será esperado de você em termos de horas de trabalho e como isso afetará sua vida. Será esperado que você faça horas extras regularmente? O trajeto de ida e volta do trabalho também afetará o seu tempo livre para fazer outras coisas, como passar o tempo com sua família e amigos?

Sempre há sacrifícios que precisam ser feitos, mas vale muito a pena considerar como o trabalho afetará sua qualidade de vida como um todo. Não tenha pressa em tomar sua decisão. Uma empresa na qual vale a pena trabalhar reconhecerá que trocar de emprego pode ser uma decisão que mudará sua vida e te dará tempo para considerar suas opções.

 

Em qualquer momento de sua carreira, conte com os consultores da Page Personnel. Aproveite e encontre as suas possíveis propostas de trabalho agora mesmo!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo