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As empresas estão usando cada vez mais as mídias sociais no busca por candidatos. Se você é ativo ou não nas redes, é muito importante estar presente nelas ao procurar por uma nova oportunidade. Veja nossas dicas para garantir seu sucesso nas redes na busca por uma nova posição.
No Brasil
Há inúmeras redes sociais e fóruns de discussões no Brasil. Pense onde estão os recrutadores que buscam perfis profissionais como o seu. No Brasil, o Linkedin é uma das redes mais utilizada para estreitar o relacionamento entre empregadores e candidatos. Apareça interagindo em grupo com seu perfil e buscando por oportunidades de seu interesse.
Para atrair a atenção dos recrutadores potenciais ou empregadores, quanto mais informações você fornecer sobre si mesmo, melhor. Apresente um perfil completo de modo que aqueles verem suas informações profissionais, tenha facilidade de identificar seu perfil e objetivo. E o mais importante: mantenha a veracidade das informações.
Tenha cuidado com a foto que escolher, ela precisa estar de acordo com as exigências que seu mercado determina. Opte sempre por uma foto profissional.
Se você possuí um blog ou escreve sobre seu mercado, por exemplo, compartilhe em suas redes, mostre suas habilidades e dê suas opiniões, quado estiver seguro sobre o que está falando. Lembre-se que os potenciais empregadores querem saber se você é uma pessoa que se mantêm atualizada com as tendências do seu mercado. Se houver a oportunidade de se envolver em debates, o faça, mas tenha certeza sobre o que está escrevendo.
Como se diz, conseguir um novo emprego, é muito do “quem indica”. Mesmo assim, conectando-se com as pessoas certas do seu mercado, as chances de você ser contatado e chamado para uma entrevista, aumentam. Lembre-se, o relacionamento online com pessoas é importante, mas não devem substituir as tradicionais interações presenciais.
Depoimentos desempenham um papel importante, porém é preciso limitar para um grupo seleto; um número excessivo de endossos públicos parece que você está pedindo feedback favorável em vez de ser dado de forma proativa. É importante saber quem está escrevendo, aceite somente se você já teve algum relacionamento profissional, como um cliente ou algum colega com quem já trabalhou.